segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Qual a sua atitude diante de uma resposta negativa?


Prezados amigos, quero propor-lhes esta reflexão acerca de nossas atitudes diante de respostas negativas às nossas expectativas e esperanças. Questiono isto porque é muito fácil agir sob a aprovação e apoio de alguém, mas quando somos contrariados, o que fazemos?
Meus queridos, a bíblia narra uma história linda em Mateus capitulo quinze, nos versículos vinte e um ao versículo vinte e oito, história esta de uma anônima mulher Cananéia. Diz as sagradas escrituras que esta mulher vinha de muito longe gritando por socorro a Jesus e ela tinha uma expectativa de receber o que buscava diante do Senhor Jesus, mas Jesus não lhe respondia palavra. O interessante que ela não desanimou com a atitude de Jesus, pelo contrário ela insistia cada momento mais por socorro a Jesus, ao ponto que os discípulos de Jesus se incomodaram com aquilo que estava acontecendo porque o Mestre não esboçava reação e disseram a Jesus: Despede esta mulher que vem gritando atrás de nós.
Prezados, diante desta situação Jesus responde os discípulos e àquela mulher com palavras duras dizendo que fora chamado para os seus e não para os gentios. O que me deixa impressionado, não é a resposta de Jesus, mas sim a atitude daquela mulher diante destas circunstâncias onde parecia ser ignorada por aquele que ela depositava toda sua fé e esperança, onde dava entender que ela não teria direito de alcançar o que tanto almejava. Mas a mulher Cananéia chegando aos pés de Jesus se derramou e adorou gritando: Socorre-me!
Novamente o Senhor Jesus a surpreende com outra resposta negativa e ainda mais dura dizendo: não é justo tirar os pães dos próprios filhos para alimentar os cães de estimação. Queridos, diante disto a mulher parecia adquirir mais força e ainda sim insistia com o Senhor Jesus, implorando: Sim, Senhor Jesus, mas os cães de estimação também comem das migalhas que caem da mesa de seus donos. Agora diante de uma atitude como esta, o Senhor Jesus não se conteve, visto que Ele vinha ensinado e curando por todo o caminho, mas ainda não havia se deparado com alguém de tamanha fé, então o Mestre olhando para aquela anônima mulher disse: “Seja feito a ti, conforme queres”.
Agora reflita uns instantes, quais têm sido suas atitudes diante de respostas negativas? Quem sabe você busca um emprego, procura passar num vestibular em uma faculdade pública, ou talvez você tenha lutado contra uma enfermidade, quem sabe você busca uma promoção no trabalho? Mas até o momento tudo parece ser contrário como para àquela mulher Cananéia.
E então o que você tem feito? Desistiu na primeira vez que não obteve sucesso em sua empreitada? Insistiu mais uma ou duas vezes, e por ainda não ter conseguido jogou a toalha? Desanimou-se ao ponto de ficar triste com Deus porque as coisas parecem não dar certo para você.
Amigo, não desista, não pare. Nesta circunstancia onde parece tudo conspirar contra você, apesar das aparências, é momento o principal em sua vida e que vai definir o seu futuro. Sua atitude determinará seu sucesso ou fracasso. Mas eu quero lhe incentivar a insistir, e gritar se for o caso, a lutar, a chorar se for preciso, mas vá enfrente até conseguir.
            Agora é momento de fé, mas também de atitude.
            Não desista, insista e será feito como tu queres.

Pr. Weslley José

Nenhum comentário:

Postar um comentário