quinta-feira, 21 de abril de 2011

Reconstruindo o Templo

Ageu 1.5
Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos.
Ageu 1.6-8
Semeai muito e recolheis pouco; comeis, mas não vos farteis; bebeis, mas não vos saciais; vesti-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário recebe num saquitel furado.
Assim diz o Senhor dos Exércitos: Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos.
Subi o monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei e eu serei glorificado, diz o Senhor.

No 1º ano de Ciro rei da Pérsia 539 a.C., para que se cumprisse que fora dito pelo profeta Jeremias, o rei ordenou ao povo que subisse a Jerusalém e edificasse um templo, a casa de Deus.
16 anos a obra ficou abandonada, negligenciaram a reconstrução do templo.
O mais interessante aqui nesta passagem em que o profeta Ageu é escolhido para trazer o oráculo Divino ao povo.  Mesmo ele falando a centenas de pessoas, ele se utiliza de uma ordem direta e individual da parte do Senhor dos Exércitos: Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos. Ele está ordenando para cada indivíduo olhar para dentro de si e refletir, analisar os seus feitos e suas negligências.
Muitas vezes conjecturamos um mundinho fantástico para nós, preparamos um ambiente agradável para nós mesmos, uma religiosidade que não agrada a Deus, uma falsa visão de cristianismo, uma falsa visão de evangelho, ou seja, uma vida de mentiras, hipocrisias, e então Deus diz: é tempo de viverdes em casas estucadas enquanto a casa principal está deserta?
Deserta de que? Abandonada, Sem Deus e sua glória e seu amor, sem Jesus e sua graça e sem o Espírito Santo e suas consolações.
No 2º ano do rei Dario, 521/520 a.C. Vem a palavra do Senhor ao profeta a Ageu para exortação do povo à edificarem o templo.
·         Considerei o vosso passado;
- por negligenciarem o templo eles trabalhavam e não colhiam, trabalhavam e não recebiam.
·         Subi o monte;
- entra na minha presença
- Deus diz, quero ficar mais perto de você
- Moises subiu ao monte para falar com Deus
·         Trazei madeira;
- “Cruz”
- Acácia = madeira incorruptível.
- Jesus carregou a cruz com o peso dos pecados de todo o mundo.
- nós também devemos levar a nossa cruz, mesmo se estiver pesada ou se o monte estiver muito acentuado, devemos permanecer firmes.
·         Edificai a casa;
- começar a colocar as pedras no devido lugar.
Promessas:
·         Agradar-me-ei da casa.
·         Serei glorificado
·         Encherei de gloria a casa
Ageu 2.9 “a glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor do Exércitos.

Pr. Weslley José 

Nenhum comentário:

Postar um comentário